A HUMARIMBA NA EDUCAÇÃO MUSICAL

WORKSHOP: UTILIZAÇÃO DA HUMARIMBA NA EDUCAÇÃO MUSICAL

Data: 14 de março de 2011
Local: Polo UAB
Salvador—Bahia
Clientela: Alunos do Curso de Licenciatura em Música
Dinamizador: Roberto Luis Castro
Recursos: Instrumentos e acessórios construídos e disponibilizados pelo facilitador; projetor e computador equipado com programas e codecs para exibição de mídias em áudio e vídeo; conexão internet.
Duração prevista: 02 horas


Trechos do Workshop (14/03/2011)
[http://www.youtube.com/watch?v=aVSMmo2Wf4w]
Baixar vídeo em alta definição:
http://www.multiupload.com/PRNZFZ69QG


HUMARIMBA: UMA MARIMBA SUSPENSA “ENTRE HUMANOS”
A Humarimba  é um xilofone simples, suspenso pela cintura,  que admite dois ou três executantes. 
Sua configuração, completamente inédita, possibilita a prática simultânea de música e  movimento rítmico. Seu conceito foi desenvolvido pelo músico australiano Linsey Pollak, que a partir de 1988 dedicou-se a ministrar workshops de confecção e utilização desse instrumento em comunidades, além de elaborar composições e arranjos a três ou mais vozes, tendo publicado os livros "Music for Humarimba" e "Marimba Music for 3 or more players", que possui um CD de áudio com a gravação das músicas, demonstrando a totalidade e as partes individuais de cada composição.

Music for Humarimba













Marimba Music:
 45 peças para três ou mais executantes


CD encartado no livro Marimba Music:
áudios demonstrativos de cada peça, com as vozes individuais


Linsey Pollak buscou contornar as dificuldades apresentadas pela moldura ou móvel e pelas câmaras de ressonância, na construção das marimbas. O principal atrativo do instrumento é poder ser tocado por duas, três ou mais pessoas, simultaneamente, sendo as teclas, simplesmente distendias por cordões, fixados na cintura de dois executantes. Daí o conceito de "Humarimba, uma marimba tensionada entre dois humanos", ou seja: marimba humana. É interessante lembrar que na África, como na América Central e México, é comum a prática de dois ou mais executantes para um mesmo instrumento de barras percutidas. Na Austrália é comum encontrar diversos conjuntos de marimbas, formados por músicos amadores e certamente a contribuição de Linsey é muito importante nesse sentido.


HUMARIMBAS  CONSTRUINDO O SOM


Roberto Luis Castro (Ateliê Construindo o Som) vem adotando a metodologia idealizada por Linsey Pollak, desde a construção até a realização de oficinas em grupos, mantendo, inclusive, correspondências esporádicas com o músico.
As Humarimbas produzidas pelo Ateliê Construindo o Som possuem dois tipos básicos de afinação: Diatônica e Pentatônica. O segundo tipo inclui um modelo afinado pelas teclas pretas do piano, que pode complementar uma escala cromática, se usado em conjunto com  um modelo diatônico. Além disso, ao trabalhar com instrumentos como melódicas ou teclados eletrônicos, o professor poderá propor aos alunos tocarem ou improvisarem estruturas melódicas usando apenas as ‘teclas pretas’.


Fotos e vídeos demonstrativos da utilização da Humarimba podem ser vistos nos sites:          


http://www.culturadigital.br/construindoosom
http://construindoosom.blogspot.com
http://www.youtube.com/user/robertoluiscastro


O diversificado trabalho de Linsey Pollak, incluindo informações sobre as Humarimbas, pode ser visto no site do músico:


http://www.linseypollak.com


A seguir, uma apostila básica para a construção da Humarimba, disponibilizada por Linsey Pollak em seu site e traduzida por Roberto Luis Castro. 
Uma versão mais adaptada à realidade brasileira está sendo preparada, já que os materiais precisam ser adquiridos no comércio local. Nela, a experiência construtiva do Ateliê Construindo o Som será também enfocada.
Um novo desafio: desenvolver repertório e arranjos próprios à cultura regional, visando a inserção da Humarimba nas aulas de música e como recurso de lazer.


Baixe a apostila em PDF:
http://www.4shared.com/document/RwaXe37R/A_Humarimba.html

Comentários

  1. Muito legal.....
    Já baixei a apostila e pretendo fazer uma humarimba pra mim.....claro....
    Valeu Roberto.....

    ResponderExcluir
  2. Qualquer dúvida sobre o processo construtivo, pode me perguntar, que será um prazer orientar. Comece obtendo alguns metros de rodapé de assoalho com aproximadamente 15 mm de espessura e 60 a 65 mm de largura. Detalhe: cumaru (ipê champagne) ou, com sorte, pau d'arco, são as melhores opções.
    @braços, sucessos!
    Roberto Luis

    ResponderExcluir

Postar um comentário