ATELIÊ CONSTRUINDO O SOM: ESPAÇO DE FORMAÇÃO MUSICAL


Ateliê Construindo o Som: espaço de formação especialmente voltado para educadores musicais, professores de arte, pesquisadores e outros profissionais de escolas públicas, ONG's, centros de terapia musical, etc.
As atividades de criação/confecção/utilização de fontes sonoras nos processos artísticos e terapêuticos são o nosso foco. Embora tenhamos nos dedicando potencialmente à produção em série de instrumentos musicais sofisticados, destinados à iniciação musical e musicoterapia, não podemos deixar de reconhecer que novas demandas surgem, principalmente a partir da retomada da educação musical nas escolas.
Os apelos ao manejo consciente e equilibrado dos recursos naturais, assim como a reutilização dos materiais descartados pela sociedade de consumo, de forma a minimizar a degradação ambiental, nos fazem voltar a atenção às técnicas de produção de veículos sonoros elementares a partir de sucatas e outros materiais coletados e selecionados pelos sujeitos envolvidos no processo construtivo/reconstrutivo, visando descobertas individuais/coletivas e novas possibilidades acústicas.
Trabalhos como os do arte-educador baiano Ives Quaglia (criador da proposta de instrumentos percussivos confeccionados a partir do papel) e do músico e pesquisador paraibano Arlindo Ricarte, radicado em Natal-RN (inventor do Birimbelo ou Papirofone - um metalofone tubular com timbre semelhante ao xilofone/marimba), são valorizados e socializados em nossa rede de parceirias.

Outros colaboradores, são (para citar apenas alguns que conhecemos mais de perto) músico, pesquisador e educador Júlio Feliz (Campo Grande MS) e o músico e experimentador Márcio Vieira, carioca radicado em Pirinópolis - GO. Márcio, por exemplo, vem criando alternativas sonoras desde a década de 1980, e passando seu conhecimento para jovens de comunidades distantes, como a de Cavalcante, GO.

É nessa linha de trabalho que buscamos fazer do nosso espaço de criação-produção, um espaço de difusão e busca coletiva de novas experiências com objetos sonoros, partindo de técnicas e materiais tradicionais, como as utilizadas na confecção de xilofones e kalimbas e buscando alternativas de abordagem dos materiais-ferramentas-recursos, num processo orientado, porém aberto a novas concepções.

Aguardem em breve a divulgação de cursos e oficinas.
Enquanto isso, visitem nossos sites e blogs.

Roberto Luis


Ateliê Construindo o Som
http://www.construindoosom.com.br
www.construindoosom.org